Sobre nós

A Laranjinha é um espaço de vida colectiva e um centro social e cultural em construção, num antigo jardim de infância abandonado.

O projecto nasce no fim de dezembro de 2013 a partir de ideias e vontades colectivas, de várias visões e necessidades:

*Uma crítica às políticas urbanísticas que deixam vazia uma parte cada vez maior das nossas cidades.

*Uma necessidade devida à escassez do mercado laboral e consequente falta de recursos económicos próprios, o que limita o acesso a espaços onde nos desenvolvamos como pessoas e satisfaçamos as nossa necessidades humanas.

*Uma necessidade de responder ao presente em que vivemos, à situação cultural, social, económica e ambiental das nossas localidades cada vez mais deterioradas, que gera um sentimento de frustração e de falta de perspectivas de futuro.

*Uma vontade, por isso mesmo, de nos apropriarmos do nosso espaço de vida e de o construirmos em conjunto à nossa maneira.

Estamos nos subúrbios de Lisboa, na Linha de Sintra, onde os níveis de vida e as perspectivas das pessoas estão longe dos de muitas outras zonas da cidade.

Neste antigo jardim de infância, abandonado há já 7 anos, pretendemos criar um espaço de partilha e de vida em comum, um espaço político de crítica e movimentação, de cultura e criatividade.

Um espaço aberto à tua participação.

Convidamos-te a participares nas actividades e a trazeres as tuas propostas.

2 pensamentos sobre “Sobre nós

  1. Querido pessoal da Laranjinha,

    ouvi falar de vosso projeto de nossa amiga Laura, que esta fazendo voluntariado na Quinta dos 7 Nomes em Colares, a onde estamos passando esses dias agora.

    Deixe eu nos introduzir um pouco…

    Somos um casal (Souza, Brazil e Elke, Belgica) dando volta do mundo. Os ultimos 2 anos estavamos em Brazil, viajando com nossa moto; este verao passamos aqui na Europa (Belgica, Suiça, Portugal) e agora estamos esperando a data do nosso vol para India.
    Finançamos o nosso viagem vendendo os artesanatos (brinco, pulseiras, colares, …) que nos mesmo fabricamos. Só que agora a temporada jà terminou e fica um pouco difficil de pagar tanto para camping.

    Por issi que pensamos em contactar voces, …

    Para ver si seria possivel d’a gente passar uns dias na Laranjinha. Com certeza podemos trocar por serviços… Podemos dar workshops de artesanato, capoeira, yoga, … Estaremos ao vosso disposto.

    Agradecemos pela atençao e esperamos a vossa resposta.

    Souza & Elke

Diz coisas!