Clube dos Piratas Mortos

latest

Afia o sabre, limpa o fuzil e atira o smartphone ao Tejo, diz até sempre à malta e manda à merda o império e o Espírito Santo, que a bandeira negra já se agita e o embarque está marcado:

domingo às 21h no navio do clube de literatura da Laranjinha.

Se quiseres traz provisões: vinho, velas e palavras para partilhar – quaisquer palavras, que tenhas lido ou escrito, mais ou menos poéticas, mais ou menos piratas.
Não garantimos que voltamos sãos e salvos.
Não garantimos que voltamos.

“Várias vezes houve quem notasse que os movimentos anarquistas se desenvolvem na Europa no momento em que os piratas refluem dos mares. E que o símbolo dos navios réprobos, a bandeira negra, flutua a partir daí à frente dos grupos libertários. Estas tentativas de estabelecer parentescos parecem-nos perigosas. São descorteses para os anarquistas e para os piratas ao mesmo tempo. (…) As resurreições da ideia pirata (…) são mais turvas, mais ocultas e mais tenebrosas.
A palavra pirata é um substantivo. É assim que se emprega enquanto os aventureiros assolam os mares. Mas, em meados dos século XIX, dá-se um acontecimento singular: generaliza-se o hábito de usar a palavra pirata também como adjectivo e os dicionários ratificam esse hábito. Tal deslocamento sintático coincide com o desaparecimento dos barcos insurrectos. (…) Ora, no momento em que esse estado é eliminado do mundo, a palavra que o exprime, longe de se desvanecer também ou de se tornar um termo técnico reservado a uma realidade histórica, alarga, pelo contrário, o seu campo. O génio da pirataria, quando se afunda o seu suporte material, sofre estranhas metamorfoses, inventa formas insólitas, torna-se uma ideia que erra pelo mundo, liberta as pestilências da sua noite.”
Os Piratas, Gilles Lapouge (Antígona)

Anúncios

Diz coisas!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s