Debate/Reflexão sobre o movimento popular no 25 de Abril

Há 40 anos, a 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA), anteriormente chamado de Movimento dos Capitães, leva a cabo um golpe de Estado que põe fim ao regime de Salazar e Caetano, o Estado Novo.

Cansados de uma guerra perdida, mas sem fim à vista, os oficiais intermédios das Forças Armadas Portuguesas concluem que só o fim do regime fascista e a democratização do país podem criar as condições para acabar com a guerra.

No entanto, os acontecimentos rapidamente ultrapassaram os objectivos inicias do MFA, que apesar dos sucessivos apelos para que “as pessoas que mantivessem calmas em suas casas”, saíram massivamente às ruas e começaram, pelas suas próprias mãos a construir a democracia, mas não aquela que nos limita a um voto de x em x anos. A democracia que então se começou era a democracia que entrava na fábrica e, passando pelas empresas e pelos bairros, chegava aos campos.

Foram elas que fizeram a Revolução Portuguesa, segundo alguns, a mais avançada (que foi mais fundo no questionamento de um Sistema) desde o final da 2ª Guerra Mundial. Para muitos o PREC foi o período mais feliz da sua vida, o único em que “verdadeiramente viveram”. Para outros, especialmente hoje, é um período obscuro, desconhecido, rodeado de preconceitos e falsidades criadas por aqueles, que durante esse tempo, tiveram de fugir e esconder.

Neste sábado vamos falar um pouco desse momento da nossa história, numa altura em que o sistema que nos disseram ser “o fim da História” está podre até ao tutano, podemos beber da experiência passada, com aqueles que tentaram já tomar o seu destino nas suas mãos, e usá-la para agirmos hoje.

A conversa começa às 15h e terminará por volta das 17h. Até já.

Image

Anúncios

Diz coisas!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s